Giga Token: Um projeto Investtools financiado pela Unicef para incentivar a conectividade em escolas de todo o mundo

A versão original do artigo, em inglês, pode ser acessada no Blog oficial da Unicef Innovation Fund clicando aqui.


Na Investtools, buscamos entender como as inovações no mundo blockchain podem melhorar a vida das pessoas comuns.


Nossa história com blockchain começou quando entendemos como a natureza transparente e descentralizada da tecnologia poderia ser usada para mudar um fenômeno global: a falta de rastreabilidade dos investimentos sociais.


Em 2021, desenvolvemos uma solução baseada na emissão de tokens vinculados à moeda brasileira. Como resultado, quando um determinado órgão público fizesse uma transferência financeira, o montante seria registrado em um sistema blockchain descentralizado. Isso permitiria o monitoramento de todos os movimentos de recursos: destinos, origens e valores. Com esse elevado grau de transparência, estaria reduzido o risco de má utilização dos recursos públicos. A solução contribuiu para o fortalecimento da governança auditável, inclusive sendo incentivada pelo BNDES, principal banco de desenvolvimento do Brasil, que buscava fortalecer a transparência de seus investimentos.


Em estreita colaboração com o Giga, o time Investtools desenvolverá um marketplace em blockchain no qual: as partes interessadas do governo fornecem incentivos não monetários (ou seja, isenções fiscais); os stakeholders do provedores de internet assinam contratos para dar conectividade às escolas em troca de uma certa quantidade de tokens; o número de tokens atribuídos a cada escola é determinado pela "pontuação de conectividade" calculada pelo Giga. Os provedores poderão, posteriormente, resgatar seus tokens para conseguir os incentivos não monetários fornecidos ao marketplace. Com este projeto, o resultado esperado é a construção de um ambiente que incentive o provedor de internet a melhorar a conectividade de escolas carentes - com ao menos uma escola conectada como prova de conceito. O projeto apoiará a missão do Giga de trazer conectividade para todas as escolas pelo mundo, amparada pela transparência oferecida pelo Blockchain.


"Em muitos países, algumas escolas são remotas e de difícil acesso e permanecem sem conexão com a internet. Além disso, em muitos casos, a conexão dessas escolas não é lucrativa para os ISPs, já que a nova infraestrutura necessária não pode ser monetizada a partir de outros clientes. Por essas razões, queremos explorar o desenvolvimento de um sistema baseado em incentivos, que pode ser executado em paralelo às aquisições tradicionais", disse David Gibbin, da Investtools.


CONECTADOS POR UM OBJETIVO

A transformação digital não está apenas nas nossas soluções: está no nosso jeito de ser. Mesmo antes da pandemia de Covid-19, já tínhamos uma equipe conectada remotamente. Nosso objetivo era reunir colaboradores de todas as regiões do Brasil – inclusive aqueles fora do eixo Rio-São Paulo, onde estão localizados os maiores investimentos em tecnologia e finanças.

Isso só foi possível porque o principal critério para se juntar à nossa equipe era ter uma paixão desenfreada pela inovação tecnológica. Afinal, estando na fronteira da tecnologia, a criatividade é a maior virtude: ser inventivo é um desafio diário. Portanto, acreditamos que a diversidade contribui para a formação de um ambiente rico e oxigenado para o surgimento de novas ideias e iniciativas.


O FUTURO EXIGE BLOCKCHAIN

Quando falamos sobre blockchain, mesmo hoje ainda nos perguntam: o que vocês acham dos NFTs? E de Bitcoin? E sempre respondemos: mais do que estar atento aos movimentos especulativos, é preciso entender e dominar a tecnologia subjacente. Acima de tudo, é ela que veio para ficar.

Blockchain é uma tecnologia altamente segura e o seu potencial ainda está longe de ser totalmente realizado. Toda grande descoberta (podemos falar da internet, da eletricidade, da imprensa...) causa desconfiança e leva tempo para ser verdadeiramente compreendida. O mundo só agora está entendendo o universo de possibilidades que o blockchain é capaz de revelar.


O apoio do UNICEF pode contribuir para assegurar e estabelecer a importância da transparência quando se trata de investimentos em desenvolvimento social.


Poucos dominam a tecnologia, e o know-how é insuficiente para atender às demandas da comunidade internacional. Por esta razão, fazer parte do investimento da UNICEF Venture Fund - e acima de tudo, representar um país cujo baixo investimento em desenvolvimento tecnológico oferece um cenário desafiador para a pesquisa - é uma grande honra e oportunidade.


Esperamos que, com o alcance global do UNICEF, possamos despertar a atenção de fornecedores e órgãos competentes.

Compartilhe esse post